Marco Feliciano sem freio


Não sou de atacar pessoas ou ministérios publicamente. Esta não é e jamais será minha intenção com nenhum post, texto, pregação ou coisas do tipo. Entretanto, não dá pra mais pra gente se calar ao ouvir certos absurdos que permeiam os arraiais da igreja evangélica brasileira. Está na hora de tomarmos algumas posturas, de defendermos nossa fé, sem a intenção de julgar ninguém, apenas apontando uma distorção no que é dito ou praticado. Por favor, insisto, este não é um ataque pessoal ao Marco Feliciano. Nem sequer vou me alongar muito nos meus comentários.

No vídeo abaixo, gravado no dia 03/11/2013 no Congresso CLAMA SUL (Parque de Exposições de Maringá - PR), Marco Feliciano conta a história do dia que um pai de santo visitou seu gabinete em Brasília. Aos 2:15, ele conta o seguinte:

"(...) ele chorou, tirou foto comigo, na hora de ir embora, ele voltou e disse: 'pastor, e tem mais, hein? A partir de hoje, ninguém mais toca no senhor'. Eu devia ter deixado ele ir embora, mas eu falei: 'éééé...por que?'. Não devia ter perguntado. Ele voltou, ele olhou mim e ele disse: 'a partir de hoje, toda sexta-feira, 600 terreiros vão 'tá batendo tambor pras nossas entidades proteger o senhor'. Quando eu fui falar, Jesus falou comigo: 'quem não é contra nós, é por nós'. Quando ele virou as costas, Jesus falou comigo: 'meu filho, quando a igreja não se levanta e não pode, eu levanto até demônio pra ser guarda-costas de pastor'".


É a velha história do texto fora do contexto. A passagem onde Jesus diz para os seus discípulos "quem não é contra nós, é por nós" pode ser encontrada no Evangelho de São Marcos 9,40 (também em Lucas 9,50). Nos versos anteriores, os discípulos estão discutindo sobre quem seria o maior entre eles. Em seguida, João conta que haviam proibido um homem de expulsar demônios em nome de Jesus porque ele não fazia parte daquele grupo que o seguia (cf. Marcos 9,38). A isso, Jesus responde: "(...) não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e, logo a seguir, possa falar mal de mim" e complementa: "pois quem não é contra nós é por nós" (Marcos 9,39s).

Então, porque a igreja não ora Deus usa demônios para guardar a vida de um pastor? Sinceramente, eu dispenso. A Bíblia me ensina que: 

"O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra." (Salmo 34,7) 

"Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos." (Salmo 91,11)

Como pastor, como cristão, eu me recuso a acreditar que Deus precise de um pai de santo, seus 600 terreiros e suas entidades para guardar a minha vida. Quanto mais com essa justificativa de que é porque a igreja não ora. Este conceito de batalha espiritual neo-pentecostal não possui nenhuma base bíblica. Deus me guarda e me protege porque me ama, pela sua maravilhosa Graça. É simples assim.

Pra encerrar, fica uma consideração: por acaso você confiaria em um ladrão pra ser o guarda da sua casa, do seu patrimônio? Da mesma forma, eu não quero um capeta cuidando da minha vida.

1 comentários:

Meire disse...

Triste época em que um pastor fala sandices em nome de Deus e o povo ouve e acata tudo de forma natural, mas questiona quem usa argumentos pautados na bíblia.
As mesmas que pessoas acreditaram na maldição da foto da girafa,acreditarão que Deus irá dar ordens aos demônios para guardar o ~ pastor ~ MArco Feliciano.