No ano que vai nascer

Como disse o meu primo: “essa semana entre o Natal e o Ano Novo não faz muito sentido”. Realmente, fica o maior clima de feriadão, alguns nem trabalham, outros tantos viajam e é um período bem mortinho mesmo. Entretanto, uma coisa é inevitável: esse é o período da reflexão. É o tempo que começam as retrospectivas do ano que se encerra, que a gente olha pra trás e, ainda que inconscientemente, faz um balanço de tudo o que passamos e planos pra o ano que vai nascer.

Quem aqui nunca planejou uma dieta para fatídico dia 1/1? Ou um plano pra economizar, guardar um dinheirinho, comprar algo novo, fazer aquela viagem ou coisa parecida? Faz parte da natureza humana. Você já fez a sua listinha de resoluções pra 2011?

Mateus
2.1 Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém.
2.2 E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo.
2.3 Tendo ouvido isso, alarmou-se o rei Herodes, e, com ele, toda a Jerusalém;
2.4 então, convocando todos os principais sacerdotes e escribas do povo, indagava deles onde o Cristo deveria nascer.
2.5 Em Belém da Judéia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta:
2.6 E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar a meu povo, Israel.
2.7 Com isto, Herodes, tendo chamado secretamente os magos, inquiriu deles com precisão quanto ao tempo em que a estrela aparecera.
2.8 E, enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide informar-vos cuidadosamente a respeito do menino; e, quando o tiverdes encontrado, avisai-me, para eu também ir adorá-lo.
2.9 Depois de ouvirem o rei, partiram; e eis que a estrela que viram no Oriente os precedia, até que, chegando, parou sobre onde estava o menino.
2.10 E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo.
2.11 Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.
2.12 Sendo por divina advertência prevenidos em sonho para não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra.

Os magos viram a estrela e foram guiados até Belém. Porém, ao chegarem lá, concluíram que encontrariam o recém-nascido Rei no palácio. Uma coisa bastante comum na caminhada cristã. A gente vê a estrela, atende ao chamado mas se perde no caminho por conta do que achamos ser o certo. Parece que tudo que a gente precisa é de uma indicação divina de qual é o caminho. Na realidade, o que mais precisamos é que Ele nos guie durante TODO o caminho. Felizmente, os magos perceberam isso e voltaram a seguir a estrela até encontrarem o Deus-homem, recém-nascido, na manjedoura daquela humilde estrebaria.

E você? Já viu a estrela? Parou no palácio ou seguiu até a manjedoura?
A vida sempre coloca à nossa frente situações que nos fazem tirar o foco da manjedoura e olhar para o palácio. Faça um pequeno exercício mental agora e veja se isso já não aconteceu com você. Desde a nossa conversão até o momento que estamos vivendo, as luzes dos palácios da vida certamente já brilharam mais do que a simplicidade do milagre da manjedoura.

Filipenses
3.12 Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.
3.13 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,
3.14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
3.15 Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá.

Fazendo coro com o Apóstolo Paulo, disse o filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard: “a vida deve ser vivida à frente, mas só pode ser compreendida se olharmos para trás”.

Fim de ano é tempo pra isso. Pare um instante, olhe pra trás, pro ano que se encerra. Volte até aquele dia quando você viu a estrela brilhar pela primeira vez e reflita se os seus planos para o novo ano estão coerentes com o chamado de Deus para a sua vida.

É hora de avançarmos em frente para as coisas que estão diante de nós, esquecendo daquelas que ficaram pra trás.

Talvez seja hora de abrir mão do que planejamos fazer na força do nosso braço, daquilo que socialmente parece muito bom e aceitável, e simplesmente voltarmos a seguir a estrela que uma vez fez sentido pra todos nós e nos mostrou o caminho até Jesus.

Que 2011 seja um ano de novos recomeços! E que a Paz de Cristo, que excede a todo entendimento, seja o árbitro em nossos corações.

1 comentários:

VIDEO BLOG - GUSTAVO FALEIRO disse...

Pô... vc escrevendo bonito aqui e eu nem sabia disso.
Merci Jesus pour le FACEBOOK...

Hahahahaha!

Abraços, meu camarada! Um ótimo 2011 pra você!

Vou colocar esse link do seu blog lá no meu videoblog, pois gostei daqui. De vez em quando passarei pra fazer uma visita!

Abs,