Janeiro já era!

Foi-se o primeiro mês de 2011. Um novo ano, um novo tempo, novidades. Se tem uma coisa que sempre buscamos é uma oportunidade pra recomeçar, pra fazer tudo novo, de uma maneira diferente. Quem já não passou boas horas pensando naquela situação que poderia ter sido totalmente diferente se tivéssemos tomado outra atitude? Não é preciso nem ir tão longe assim. Basta olhar alguns meses, dias atrás.

E por que vivemos pensando nessas coisas?

Em primeiro lugar, o passado já era e não há nada que possamos fazer pra mudá-lo. Às vezes, isso é triste mas é verdade. Por mais que percamos noites de sono, deixemos de comer e gastemos horas e horas repensando, nos será impossível voltar no tempo e "corrigir" alguma coisa. A não ser nos filmes de cinema. Você já pensou nisso? Se fosse lhe dada essa rara oportunidade de voltar no tempo uma única vez, o que você faria diferente?

Outra coisa, é que normalmente pensamos em voltar pra agir exatamente ao contrário da maneira que agimos no passado, o que me faz perguntar: por que? Por que não podemos ter o desejo de voltar ao passado e tomar as mesmas atitudes novamente? Coisas que valeram a pena, que nos fizeram amadurecer e crescer, enxergar outras perspectivas e pontos de vista, descobrir coisas novas.

Voltando para o presente, a cada novo dia pode nos ser dada uma nova oportunidade de começarmos de novo e fazermos valer a pena. De um modo geral, não é bem isso que esperamos. Gostaríamos de recomeçar do ponto que paramos, sem maiores complicações. Mas o fato é que o tempo pode fazer as complicações surgirem. Por isso, proponho que olhemos para a vida e para as oportunidades que aparecem e reaparecem à nossa frente, não como um recomeço de onde paramos mas, sim, como um novo começo, com novas ideias, novas posturas, novas realidades.

Já que não podemos escrever um novo começo, que tal começarmos a escrever hoje um novo final?*

*Não, essa frase não é do Chico Xavier

2 comentários:

Meire disse...

A frase, não é nem do Augusto Cury? Paulo Coelho?

Brincadeiras a parte, bela reflexão!

Anônimo disse...

"Por que não podemos ter o desejo de voltar ao passado e tomar as mesmas atitudes novamente"?
Resposta: Porque não queremos errar outra vez?? hehe